Diante das notícias veiculadas pelos mais
diversos meios de comunicação da aprovação, em caráter terminativo, na Comissão
de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, de projeto de lei que permite a
mãe registrar o filho, fazendo constar o nome do pai mesmo sem a anuência
deste, necessário se faz desfazer o grande equívoco disseminado na sociedade.
A origem da polêmica é o texto do Projeto
de Lei da Câmara nº 16, de 2013, de autoria do Deputado Rubens Bueno, que
altera os itens 1º e 2º do art. 52 da Lei Federal nº 6.015/73.
Eis as alterações:
Art. 52. São obrigados a fazer a
declaração de nascimento:
1º) o pai ou a mãe, isoladamente ou em conjunto;
2º) no caso de falta ou impedimento
de um dos indicados no item 1º,
o outro indicado terá o prazo para declaração
prorrogado por 45 (quarenta e cinco) dias;
São essas, pois, as modificações, as
quais, numa luminosa evidência, não autorizam a mãe a registrar o filho com a indicação do nome do pai
sem a anuência deste.
Como se vê, o citado projeto apenas
suprimiu a preferência conferida ao pai para declarar o nascimento filho,
legitimando a mãe, em igualdade de condições, a praticar tal ato.
É que a regra atual do item 1º, do art.
52, foi fecundada ainda sob a égide do Código Civil de 1916, que conceituava o
marido como o chefe da família e administrador da sociedade conjugal, razão
porque lhe atribuiu, em primeiro plano, a responsabilidade de declarar o
nascimento do filho.
O texto originário visava, outrossim,
compelir o pai a registrar o filho em vista das dificuldades da mãe em razão do
seu estado de parturiente.
Na prática, esse dispositivo já se
encontra derrogado por força da Constituição Federal, que declara a igualdade
de direitos e deveres entre o homem e a mulher e, há muito tempo, vem sendo
mitigada pelos Oficiais do Registro Civil.
E o mais importante é que o projeto não
revoga a Lei nº 8.560, de 29 de dezembro de 1992, que regula a investigação de
paternidade dos filhos havidos fora do casamento e dá outras providências.
Ou seja, o registro de nascimento somente poderá conter o nome
do pai nas seguintes situações:
i) se declarado pelo próprio pai;
ii) quando os pais forem
comprovadamente casados, pode ser declarado por qualquer genitor;
iii) por escritura pública ou escrito
particular, a ser arquivado em cartório;
iv) por testamento, ainda que
incidentalmente manifestado;
v) por manifestação expressa e direta perante o juiz,
ainda que o reconhecimento não haja sido o objeto único e principal do ato que
o contém;
vi) e, por fim, quando houver
determinação judicial.
Em arremate, temos que esse projeto de
lei apenas deu contorno jurídico a uma situação já derrogada pela Constituição
Federal. Em outras palavras; "fez chover no molhado".
No entanto, poderá causar uma verdadeira
"tempestade" no meio social, em face da massificação de uma notícia
absolutamente desvirtuada da realidade.
CLICÉRIO BEZERRA E SILVA - O autor do artigo é juiz de Direito da 1ª
Vara de Família e Registro Civil do Recife.
Fonte: http://justicaemfoco.com.br/?pg=desc-noticias&id=80057#.UnWRM9LOg20.twitter,
24/10/2013
2 comentários:
Muito bom o post.. parabéns!
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É o tipo de situação que tem que setar bem clara e a sociedade tem que estar a par de tais decisões!
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